Uma Mulher Fantástica (Una Mujer Fantastica)


Uma Mulher Fantástica (Una Mujer Fantástica)
Chile / Alemanha / Espanha / EUA 2017 - 104'

Direção:  Sebastián Lelio
Roteiro: Sebastián Lelio, Gonzalo Maza
Elenco: Daniela Vega, Francisco Reyes, Luis Gnecco, Aline Küppenheim, Amparo Noguera, Antonia Zegers, Néstor Cantillana, Alejandro Goic, Nicolás Saavedra, Trinidad González.

Sinopse: Marina e Orlando, vinte anos mais velho do que ela, amam-se longe dos olhares e fazem projetos futuros. Quando ele morre repentinamente, Marina é alvo da hostilidade dos familiares de Orlando: uma "santa família" que rejeita tudo o que Marina representa. Marina lutará com a mesma energia que dedica desde sempre para se tornar naquilo que é: uma mulher forte, corajosa, digna... Uma mulher fantástica!


Espero que dentro de poucos anos, o drama central deste filme não faça qualquer sentido para a audiência, mas infelizmente hoje ainda é o retrato de uma sociedade que não sabe como lidar com as diferenças.
Vega é uma atriz transexual que teve a rara oportunidade de encarnar uma personagem central tão forte e digna. E o faz com maestria.
Sua Marina passa por situações absurdas de preconceito, desde quem sinceramente não sabe como lidar com alguém como ela, até com quem a violenta explicitamente. Mas, embora não reaja às agressões, ela nunca se conforma com o papel de vítima, mantendo-se altiva. É essa a grande força do filme e o que faz dela tão... fantástica.
Lelio em meio a uma abordagem realista, com uma fotografia seca, se permite um pouco de bom humor e alguns toques metafóricos marcantes, como a cena em que Marina tenta caminhar contra uma forte ventania.
Um ótimo filme, retrato da nossa época e mais uma demosntração de maturidade do cinema chileno.


Data de lançamento: 7 de setembro de 2017.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Ghost Story

Três Anúncios para um Crime (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri)

120 Batimentos por Minuto (120 Battements par Minute)